segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K Rowling

Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K Rowling
Ano: 2000
Editora: Rocco


“É preciso muita audácia para enfrentarmos nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos.’’

Olá leitores, quem me acompanha no instagram já deve ter visto que dei uma breve opinião sobre essa leitura por lá mas resenharei aqui no blog também! Como eu já havia dito esse era um livro que todos leram mas nunca me despertou interesse e então não tinha lido, foi legal ter lido ele agora porque me trouxe uma visão mais crítica de uma simples história de fantasia.
Harry Potter e a Pedra filosofal conta a história de Harry Potter, um menino que perdeu seus pais quando criança e foi entregue para viver uma vida terrível com seus tios, os únicos parentes que restavam, mas como o menino era bruxo os tios o viam com certo desprezo, deixando-o dormir dentro de um armário, usando roupas velhas do primo, não podia sair de casa com a família dentre outras diferenças. Até que quando Harry cresceu foi chamado para estudar na escola de bruxaria de Hogwarts, depois de muita rejeição dos tios e terem dificultado o processo do recebimento das cartas ele finalmente vai à escola e então o livro se passa com base nas suas aventuras na escola.
Achei muito legal a forma que a história trata as diferenças, enquanto no mundo dos trouxas (família de Harry) Harry sofria uma rejeição, não tinha amigos por causa do fato de ser um bruxo, em Hogwarts cada personagem tem seus defeitos e diferenças mas nenhum é rejeitado pois eles são vistos de forma positiva.
Outro ponto positivo no livro, é a ajuda dos amigos mesmo que o outro faça coisas que são contra o regulamento da escola um está sempre protegendo o outro, e nos estudos o aprendizado também é conjunto, o que sinto um pouco disso atualmente, se compararmos com a realidade a vida inteira estudei em colégios e até mesmo agora na faculdade onde o individualismo é muito forte e ser melhor do que os outros são valores que prevalecem, não sei se porque alguém um dia disse que a vida deve ser assim mas são coisas que acho muito ruins.
Por fim, o livro é uma leitura fácil, curta e rápida mas que traz muitos valores para refletirmos o mundo real principalmente as filosofias do professor Dumbledore que me apaixonei muito pelo personagem e também já falei muito sobre ele no instagram, bom vou parando por aqui e recomendo a leitura.
Beijinhos ju

*Resenha baseada na discussão do grupo de leitura, obrigada a quem participou 



sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Resenha:O lado fatal - Lya Luft

Livro: O lado fatal
Autora: Lya Luft
Ano: 2011
Editora: Record


¨A maior homenagem que se pode fazer a alguém que morreu é voltar a viver da melhor forma possível. Porque tudo é transformação. E a vida sempre chama. Eu acredito nisso.¨ 

Olá leitores,hoje estou aqui para falar de uma história muito triste mas muito bonita,falarei sobre o livro "O lado fatal",um livro de poesias que Lya Luft para o seu marido falecido,porém seu português é um pouco mais difícil mas vale a pena a leitura.
O Livro é como se fosse uma enorme poesia baseada nas lembranças que a autora tinha do seu marido,ela começa a poesia narrando o momento da morte de seu marido e que ela não acreditava no ocorrido,diz que acariciou o morto e retirou a sua aliança colocando-a junto com a dela no seu próprio dedo ainda desacreditada.Ao longo da história Lya descreve cenas do cotidiano e que tudo o que ela fazia perdeu o sentido sem seu marido para acompanha-la além de todo seu sofrimento mesmo bastante tempo depois do ocorrido,também lamenta por não ter realizado o desejo do marido de ter filhos e exalta hábitos de jovem de seu velho marido.
A Poesia trata de uma forma muito interessante a morte,de forma que passa os sentimentos da autora para o leitor,a melhor mensagem da poesia é que não adianta os outros te dizerem que a vida segue e a dor da morte passará porque ela nunca vai passar,apesar de ela sempre estar mostrando que está bem no fundo a dor não passou e é assim que acontece quando qualquer pessoa próxima de nós morre ou quando acontece algo de triste e inesperado em nossas vidas, porém com o tempo a ferida se cicatriza já que em seu próprio livro ela diz que a vida é transformação e que a melhor homenagem ao morto é viver a vida da melhor maneira possível,ou seja uma hora teremos que aceitar a morte e não podemos parar a vida por causa dela ou então tornaremos nossa vida um caos.
Por último,queria dizer que romances não são meu tipo de leitura mas esse me surpreendeu bastante e emocionou muito pois se trata de um fato natural da vida desde sua não aceitação até a sua aceitação de forma muito realista,um dia todos irão morrer então que seja depois de uma vida muito bem vivida e aproveitada, usar os momentos ruins e tristes para a transformação que a autora cita é muito importante para uma vida mais feliz.Vivam porque o tempo não espera ninguém! Recomendo novamente a leitura desse livro beijinhos e boas leituras.