Livro: Harry
Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J.K
Rowling
Ano: 2000
Editora: Rocco
“É preciso muita audácia para enfrentarmos nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos.’’
Olá leitores, quem me acompanha no instagram já deve ter visto que dei uma breve opinião sobre essa leitura por lá mas resenharei aqui no blog também! Como eu já havia dito esse era um livro que todos leram mas nunca me despertou interesse e então não tinha lido, foi legal ter lido ele agora porque me trouxe uma visão mais crítica de uma simples história de fantasia.
Harry Potter e a Pedra filosofal conta a história de Harry Potter, um menino que perdeu seus pais quando criança e foi entregue para viver uma vida terrível com seus tios, os únicos parentes que restavam, mas como o menino era bruxo os tios o viam com certo desprezo, deixando-o dormir dentro de um armário, usando roupas velhas do primo, não podia sair de casa com a família dentre outras diferenças. Até que quando Harry cresceu foi chamado para estudar na escola de bruxaria de Hogwarts, depois de muita rejeição dos tios e terem dificultado o processo do recebimento das cartas ele finalmente vai à escola e então o livro se passa com base nas suas aventuras na escola.
Achei muito legal a forma que a história trata as diferenças, enquanto no mundo dos trouxas (família de Harry) Harry sofria uma rejeição, não tinha amigos por causa do fato de ser um bruxo, em Hogwarts cada personagem tem seus defeitos e diferenças mas nenhum é rejeitado pois eles são vistos de forma positiva.
Outro ponto positivo no livro, é a ajuda dos amigos mesmo que o outro faça coisas que são contra o regulamento da escola um está sempre protegendo o outro, e nos estudos o aprendizado também é conjunto, o que sinto um pouco disso atualmente, se compararmos com a realidade a vida inteira estudei em colégios e até mesmo agora na faculdade onde o individualismo é muito forte e ser melhor do que os outros são valores que prevalecem, não sei se porque alguém um dia disse que a vida deve ser assim mas são coisas que acho muito ruins.
Por fim, o livro é uma leitura fácil, curta e rápida mas que traz muitos valores para refletirmos o mundo real principalmente as filosofias do professor Dumbledore que me apaixonei muito pelo personagem e também já falei muito sobre ele no instagram, bom vou parando por aqui e recomendo a leitura.
Beijinhos ju
*Resenha baseada na discussão do grupo de leitura, obrigada a quem participou

